20111202

II Literata - Festival Literário de Sete Lagoas/MG

Com a curadoria do escritor Humberto Werneck, a segunda edição do evento Literata aconteceu entre os dias 23 e 26 de Novembro de 2011.

Realizado no Casarão Nhô-Quim Drummond, o festival teve como foco de discussão o legado cultural de um grande escritor mineiro: Fernando Sabino. A programação contou com mesas-redondas de temas diversos, palestras, feira de livros, exposições, oficinas e música. Todas essas atividades, é claro, versando sobre a obra de Sabino.

Estiveram presentes renomados autores nacionais, como Ignácio de Loyola Brandão, Ivan Ângelo, Fabrício Carpinejar, Luís Fernando Veríssimo, João Paulo Cuenca, Paulo Roberto Pires, Fernando Paixão, Sérgio Rodrigues, Wilson Figueiredo, Mariana Rolier, Mauro Ventura, Laura Greenhalgh, dentre outros. Como destaque internacional, o evento apresentou o escritor angolano José Eduardo Agualusa, que possui obras traduzidas para mais de vinte idiomas.

Baseado na filosofia de promover valores locais, o festival também apresentou o projeto "Os Patinhos Feios", empreendido pelos artistas plásticos sete-lagoanos Adriana Drummond, Dmtrius Cotta e Luciano Ribeiro. Inspirados em crônicas de Fernando Sabino, realizaram suas intervenções em três pedalinhos da Lagoa Paulino, o "cartão-postal" da cidade.

Durante o II Literata, Sete Lagoas potencializou-se enquanto polo cultural brasileiro.

Ninguém na trincheira.