Aqui farei um pequeno tributo a esta fabulosa banda paulistana, "Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada".
CIRO PESSOA: BREVE HISTÓRICO ARTÍSTICO
Ciro Pessoa integrou a banda Titãs desde os seus primórdios até 1984. Seu legado traz composições que até hoje são sucessos, tais como "Sonífera Ilha", "Toda Cor", "Babi Índio" e "Homem Primata".
Depois de deixar os Titãs, formou o grupo Cabine C, um projeto "não-pop, de pesquisa sonora com cores" que chegou a lançar, através do selo RPM, o LP Fósforos de Oxford em 1986.
Logo após montou um projeto oposto, o CPSP, "um resgate do formato pop, Beatles, refrão", que desembocou no grupo de samba-rock psicodélico Ventilador.
Ciro ainda produziu um filme, "Oceano Atlantis", e escreveu vários livros, como "O Papa e O Mosquito" e "Patagônia Montales".
Em 2002 foi lançado o CD Eu e Meu Guarda-Chuva, com 11 canções infantis compostas em 1985 em parceria com Branco Mello. Esse disco, que é interpretado por grandes nomes da música brasileira, como Elza Soares, Cássia Eller, Roberto Frejat, Tony Garrido, Marcelo D2, dentre outros, já rendeu com o mesmo nome um livro, uma peça de teatro e estreou nas salas de cinema no dia 2 de outubro de 2010.
No ano de 2003 lançou o seu primeiro CD solo, No Meio da Chuva Eu Grito Help, com 11 faixas, produzido por Apollo 9 e lançado pela gravadora inglesa Voice Print. Neste trabalho notamos que sua veia rocker mescla-se com elegância a outros ritmos. Na faixa "Até os Anos 70" faz uma homenagem ao poeta e cantor francês Serge Gainsbourg.
Em maio de 2010 lançou em grande show no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, seu segundo disco, Em Dia Com a Rebeldia, produzido por Apollo 9. O som do álbum trafega entre a psicodelia e o surrealismo. "É para ser ouvido como se fosse um sonho", declarou Ciro a respeito do álbum.
Em 2011 participou do programa "Grêmio Recreativo MTV" ao lado de Erasmo Carlos, Roberto Frejat, Branco Mello, Arnaldo Antunes e outros. Em julho lançou o clipe da música "Despejar", do álbum Em Dia Com a Rebeldia.
CIRO PESSOA & NU DESCENDO A ESCADA
Agora apresento-lhes a banda que traz o irreverente amálgama entre o rock psicodélico e o surrealismo. Eis a verdadeira alquimia sinestésica intitulada Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada.
Do repertório oitentista temos "Sonífera Ilha", sucesso que Ciro Pessoa compôs enquanto fazia parte da primeira formação dos Titãs (disso, o leitor já sabe), e também o hit de sua emblemática banda pós-punk Cabine C, "Pânico e Solidão", do único disco lançado pela banda, Fósforos de Oxford.
Do primeiro disco solo de Ciro, No Meio da Chuva Eu Grito Help, aparecem "Boliche Sideral" e "Até os Anos 70".
Completam a lista do show as músicas que integram seu último disco, Em Dia Com a Rebeldia, lançado em 2010 pelo selo Rosa Celeste: "Despejar", que rendeu um clipe bastante comentado pelo público, "Gruta Solar", "Minha Mulher Ampulheta", dentre outras.
Covers de duas bandas muito influentes para Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada entram nas apresentações como elementos-surpresa: "I'm The Walrus", dos Beatles, e "Ando Meio Desligado", dos Mutantes.
Confiram aqui a canção "Anis".
Caleb Luporini: teclado
Ciro Pessoa: voz
Ciro Pessoa: voz
Kim Kehl: guitarra
Luiz Domingues: baixo
Paulo Pires: bateria
Contato para Shows
calebml@gmail.com
Fones
(11) 8846-6532
(11) 9776-0017
Oficial
Agradecimentos: Ao Ciro Pessoa e ao Luiz Domingues, pelo ótimo material fornecido, pela confiança, pelos excelentes papos, pela amizade. Vocês são figuraças!
Fontes extras: Arquivos pessoais;
TROTTA, F. Mendes. Titânicos caminhos. Rio de Janeiro: Gryphus, 1995.
Imagem: Divulgação.
2 na trincheira.
Excelente a sua resenha. Sinto-me muito honrado por fazer parte da trajetória desse artista criativo e ter sido citado na resenha.
Obrigada, Luiz!
E sinto-me honrada por fazer parte da tua vida, mon ami!
Beijos!
Postar um comentário