20210505

Papai e Manuelzão

 




Ontem, 04/05/2021, numa espécie de epifania, mamãe havia encontrado essa joia – ela estava a procurá-la faz tempo. Trata-se de um catálogo telefônico cuja capa foi ilustrada pelo meu saudoso pai.

Parece que ele o tinha escondido naquele armário de forma estratégica – papai sempre foi misterioso –, e somente de alguns meses para cá também descobrimos várias de suas obras surpreendentemente inéditas.

Eis Manuel "Manuelzão" Nardi (1904 – 1997), que inspirou João Guimarães Rosa (1908 – 1967) em suas obras Grande Sertão: Veredas (1956) e Corpo de Baile (1956).

Papai sempre demonstrara muito apreço por Manuelzão, e inclusive gravou, pela extinta JMM Publicidade, uma entrevista com o próprio em 1978.

E hoje seria o seu aniversário de 75 anos. Quanta saudade, papai! Teu adeus sideral foi discreto e valente, meu grande amigo! Te amo eternamente.


P.S.: A segunda imagem é a do disco da entrevista com o Manuelzão em formato EP. Eu, desde criancinha, sempre adorei ouvi-lo.

P.S.2: Papai humildemente me pedia dicas de traços, expressões, poses e nomes para as suas obras desde que eu era pequenina. Aprendi muito com ele.

Ninguém na trincheira.